A importância de escolher o melhor produto para a sua pele
Porque o verão está se aproximando, conheça os benefícios de utilizar um protetor solar, quem deve usar e algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo e com saúde a época balnear.
Nos tempos que correm, estar bronzeado é quase sinônimo de saúde e vitalidade. Uma pessoa que apresenta um tom mais escuro, por ter apanhado sol, é vista como mais bonita. A beleza, ou o seu conceito, passa pela cor da pele e pela sua qualidade: hidratação, elasticidade, tom, sem manchas e jovial (sem rugas).
É aqui que entra a ação do filtro solar. A sua função, mais do que puramente estética, é permitir obter uma cor uniforme e manter-se saudável. Mas vamos por partes:
O protetor solar protege a pele dos raios ultravioleta. Alguns protetores solares são mais completos, por apresentarem proteção para os UVA e os UVB, raios Ultravioleta que diferem no seu comprimento de onda, sendo, por isso, necessária proteção adequada. Ao adquirir, confirme o rótulo para garantir que está bem protegido.
A pele saudável deve estar bem hidratada e, atualmente, os protetores solares que existem no mercado contêm fatores que vão manter a hidratação e assim aumentar a elasticidade deste órgão. É a hidratação que também vai evitar o envelhecimento precoce e permitir uma apresentação mais jovial e brilhante.
Este benefício tem a ver com a saúde. O protetor solar previne o cancro e o aparecimento de manchas. É também ideal para evitar queimaduras solares que, a longo prazo, podem ser prejudiciais. O efeito do sol é cumulativo. Isto quer dizer que as queimaduras, os famosos escaldões, de criança e da juventude não ficaram completamente curados. Apesar de vermos uma franca recuperação, o mal ficou e anos mais tarde pode manifestar-se.
Todos os que se expõem ao sol, quer por diversão, fazendo praia, uma caminhada ou simplesmente tomando um café numa esplanada, quer os que trabalham ao ar livre.
Apesar de haver alguma resistência por parte dos jovens em colocar o seu protetor, pois querem um bronzeado rápido, é fundamental serem sensibilizados para a sua importância. Não, o protetor não é um capricho dos adultos, é uma obrigatoriedade para a saúde. Em casa, na escola e nos locais que os jovens frequentam é importante disponibilizar informação com linguagem própria para eles. Assim será mais fácil de interiorizarem a mensagem.
Devido à sua maior sensibilidade, as crianças correm um maior risco aquando da sua exposição ao sol. Assim, é fundamental que se aplique um protetor adequado para as suas peles, sendo que deve ser sempre de proteção máxima. No mercado encontra-se produtos próprios para esta faixa etária, que têm o especial cuidado de conterem menos alergénicos e serem apropriados para peles sensíveis. A utilização pela criança deve ser sempre da responsabilidade do adulto que a acompanha. É importante começar desde cedo a criar o hábito de utilização de filtro solar.
Seguindo estas pequenas indicações, criando o hábito de colocar diariamente o seu creme protetor e sugerindo que ninguém saia de casa sem proteção, está a tornar o seu corpo mais saudável. O sol quando nasce é para todos e devemos aproveitar ao máximo cada minuto da vida. Vamos prolongá-la com pequenos gestos.
Partilhe connosco quais são os cuidados que tem diariamente com o sol, coloque as suas sugestões e comentários. Queremos saber mais, a sua opinião é importante. Se tem alguma dúvida, diga-nos aqui que poderemos ajudar.